O que significa a palavra “ritual” ?

Ritual
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Wikipedia:Revisão
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto.

Um ritual é um conjunto de gestos, palavras e formalidades, várias vezes atribuídas de um valor simbólico, cuja performance das quais é usualmente prescrita por uma religião ou pelas tradições da comunidade. [1][2]

Um ritual pode ser executado a intervalos regulares, ou em situações específicas. Pode ser executado por um único indivíduo, um grupo, ou por uma comunidade inteira; em locais arbitrários, específicos, ou diante de determinadas pessoas. Um ritual pode ser restrito a certo subgrupo da comunidade, e pode permitir ou sublinhar a passagem entre condições sociais ou religiosas.

Os propósitos dos rituais são variados, eles incluem a concordância com obrigações religiosas ou ideais, satisfação de necessidades espirituais ou emocionais dos praticantes, fortalecimento de laços sociais, demonstração de respeito ou submissão, estabelecendo afiliação, obtendo aceitação social ou aprovação para certo evento – ou, às vezes, apenas pelo prazer do ritual em si.

Rituais de vários tipos são característicos de quase todas sociedades humanas conhecidas, passadas ou atuais. Elas podem incluir os vários ritos de adoração e sacramentos de religiões organizadas e cultos, mas também os ritos de passagem de certas sociedades, coroação, posse presidencial, casamentos e funerais, eventos esportivos, dentre outros. Várias atividades que são ostensivamente executadas para concretizar propósitos, como uma execução de pena de morte, e simpósios científicos, são carregados com ações simbólicas prescritas por regulamentos ou tradição, e portanto parcialmente ritualísticas por natureza. Várias ações comuns como aperto de mão ou dizer oi são rituais.

O ritual esboça comportamentos de troca que ganham valor comunicativo e, dentro de uma perspectiva etológica, evoluem de comportamentos sem nenhuma função comunicativa, que passam a ser estereotipados, maximizando a comunicação das espécies e minimizando os riscos. Assim, a corte, as competições pelas fêmeas, os movimentos de bandos de animais, os movimentos exagerados, acabam aumentam a capacidade de atrair a atenção, ganhando assim conformação ritualizada. Na medida em que a espécie humana dominou a linguagem e desenvolveu-a com seus valores culturais e religiosos, os rituais passaram a simbolizar ideologias e ensinamentos tornando-se mais complexos.

Ritual

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ritual

About these ads

10 Respostas to “O que significa a palavra “ritual” ?”

  1. jocelia alves silva Says:

    bom dia! me chamo jocelia alves gostaria de saber mais informaçoes sobre ritual obrigada

  2. Viste o site e conheça o meu livro sobre Ritual Emulação, recém-lançado!.

  3. daniela Says:

    eu goste de tudo q eu le apesr de n ter atingido o meu objectivo .

  4. Lais nascimento Says:

    oi!eu queria saber se pra fazer os rituais precisa de velas,palpeis etc.Ou nao

  5. Wonderful blog! I found it while browsing on Yahoo News. Do you have any tips on how to get listed in Yahoo News?
    I’ve been trying for a while but I never seem to get there! Thank you

  6. ola ajudou muito para meu trabalho de escola obrigada

  7. a tem o significado da palavra unicornio

  8. Hurrah! In the end I got a web site from where I be able to truly obtain useful data concerning
    my study and knowledge.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 48 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: