Sobre o rito Escocês Antigo e Aceito

O Rito Escocês Antigo e Aceito ou R.·.E.·.A.·.A.·. é um Rito dentro da Maçonaria, que deriva do Rito de Heredom e da época da fuga dos Cavaleiros Templários para a Escócia. Ligados ao Antigo Testamento e à lenda de Hiram (lenda base da Maçonaria simbólica) julga-se que alguns dos ritos descritos eram praticados por outras ordens secretas existentes em França como os Martinistas, na Alemanha como os Illuminatti ou os Rosa-Cruz e na Escócia como os Templários (estes refugiados nesse país depois da sua perseguição nos Grêmios ou Lojas da classe profissional dos Pedreiros Livres aí existentes).

O rito é composto de três graus simbólicos e trinta filosóficos.

Existe muita controvérsia sobre a influência templária no R.·.E.·.A.·.A.·., mas os mais atuais estudos, feitos por Nicola Aslan e José Castellani em seus diversos livros, nos dão conta de que o templarismo não influenciou o R.·.E.·.A.·.A.·. propriamente dito mas sim ao Rito de Perfeição ou de Heredom, sob a pena de Andrew Ramsay, cavaleiro escocês que protagonizou a criação deste rito em solo francês, ocasião em que proferiu dois discursos de grande repercussão a respeito do assunto. O Rito de Perfeição ou de Heredom foi por esse motivo o ponto de partida para o R.·.E.·.A.·.A.·. mas este sofreu vastas modificações até se ter tornado no que é hoje.

Geridos pelas Obediências Maçônicas, cada um dos três primeiros graus apresenta de forma paulatina ensinamentos básicos simbólicos aos iniciados maçons no almejado aprimoramento moral e espiritual. Quando os maçons atingem o 3.º Grau, diz-se que estão em pleno gozo de suas prerrogativas maçônicas, uma vez que originalmente a Grande Loja Unida da Inglaterra trabalhou sucessivamente com dois (Aprendiz e Mestre) e depois com três graus que ensinavam a parte da filosofia base da simbólica maçônica.

Os graus referidos como Filosóficos, são graus elevados e em número de trinta, onde a filosofia e a moral são estudadas simbolicamente, em cada grau, com lendas ou mitos a estes associados.

Os graus elevados Filosóficos são geridos por vários Supremos Conselhos, que têm como objectivo manter a uniformidade mundial dos rituais e dos métodos utilizados.

Existe também o Rito Escocês Retificado, também chamado de Rito de Willermoz em alusão ao seu idealizador, Jean Baptiste Willemoz, que tencionava trazer de volta o rito às suas origens templárias com fortes ecos no Rito de Perfeição ou de Heredom, do qual deriva o Rito Escocês Antigo e Aceito.

Simbólicos ou Tradicionais

1) Aprendiz

2) Companheiro

3) Mestre

Lojas da Perfeição ou Filosóficos

4) Mestre Secreto

5) Mestre Perfeito

6) Secretário Íntimo ou Mestre por Curiosidade

7) Preboste e Juiz ou Mestre Irlandês

8 ) Intendente dos Edifícios ou Mestre em Israel

9) Cavaleiro Eleito dos Nove Mestre Eleito dos Nove

10) Cavaleiro Eleito dos Quinze ou Ilustre Eleito dos Quinze

11) Sublime Cavaleiro dos Doze ou Sublime Cavaleiro Eleito

12) Grão-Mestre Arquitecto

13) Cavaleiro do Real Arco (de Enoch)

14) Grande Eleito da Abóboda Sagrada de Jaime VI ou Grande Escocês da Perfeição ou Grande Eleito ou Antigo Mestre Perfeito ou Sublime Maçom[1]

Capítulos

15) Cavaleiro do Oriente ou da Espada

16) Príncipe de Jerusalém (Grande Conselheiro)

17) Cavaleiro do Oriente e do Ocidente

18) Cavaleiro ou Soberano Príncipe Rosa-Cruz Areópagos

19) Grande Pontífice ou Sublime Escocês de Jerusalém Celeste

20) Soberano Príncipe da Maçonaria ou Mestre “ad Vitam” ou Venerável Grão-Mestre de todas as lojas

21) Cavaleiro Prussiano ou Noaquita

22) Cavaleiro Real Machado ou Príncipe do Líbano

23) Chefe do Tabernáculo

24) Príncipe do Tabernáculo

25) Cavaleiro da Serpente De Bronze

26) Príncipe da Mercê ou Escocês Trinitário

27) Grande Comendador do Templo ou Soberano Comendador do Templo de Salomão

28) Cavaleiro do Sol ou Príncipe Adepto

29) Grande Cavaleiro Escocês de Santo André da Escócia ou Patriarca dos Cruzados ou Grão-Mestre da Luz

30) Grande Inquisidor, Grande Eleito Cavaleiro Kadosh ou Cavaleiro da Águia Branca e Negra Administrativos

31) Grande Juiz Comendador ou Grande Inspetor Inquisidor Comendador

32) Sublime Cavaleiro do Real Segredo ou Soberano Príncipe da Maçonaria

33) Soberano Grande Inspector-Geral.

Bibliografia

* CAMINO, Rizzardo da , Rito Escocês Antigo e Aceito Loja de Perfeição (Graus 1.º ao 33.º), Madras Editora Ltda, 2.ª Edição, 1999, ISBN 85-85505-65-6
* ARNAUT, António, Introdução à Maçonaria, Coimbra Editora, 5ªEdição, 2006, ISBN 978-972-32-1416-4

Notas e referências

↑ CAMINO, Rizzardo da. Os Graus Inefáveis 4.º ao 14.º – Rito Escocês Antigo e Aceito. Ed. Canto das Letras. Pg. 295. ISBN 8537002224.
QUEIROZ, Álvaro. A Maçonaria Simbólica – Rito Escocês, Antigo e Aceito. Ed. Madras. Pg. 25. ISBN 9788537002735.
FIGUEIREDO, Joaquim Gervásio de. Dicionário de Maçonaria. Ed. Pensamento. Pg. 425. ISBN 8531501733.
COSTA, Wagner Veneziani. Maçonaria – Escola de Mistérios. Ed. Madras. Pg. 227. ISBN 8537001295.
KARG, Barb, YOUNG, John K. O Livro Completo dos Maçons. Ed. Madras. Pg. 225. ISBN 9788537002629.
GUIMARÃES, João Francisco. Maçonaria, a Filosofia do Conhecimento. Ed. Madras. Pgs. 87, 122. ISBN 8537000914.
JURADO, José Martins. Maçonaria Adonhiramita. Ed. Madras. Pg. 136. ISBN 8573748087.
CAMINO, Rizzardo da. Rito Escocês Antigo e Aceito – 1.º ao 33.º. Ed. Madras. Pg. 149. ISBN 9788537002223.
ANATALINO, João. Conhecendo a Arte Real – a Maçonaria e Suas Influências Históricas e Filosóficas. Ed. Madras. 2007. Pg. 267. ISBN 978-85-370-0158-5

Este texto foi retirado de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rito_Escoc%C3%AAs_Antigo_e_Aceito

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Uma resposta to “Sobre o rito Escocês Antigo e Aceito”

  1. valdemir lopes da silva Says:

    Sou do rito misto iniciado tenho bocibilidade de mi afilia oeste rito

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