Indo Além de “O simbolo perdido”, parte 9

Alfabeto rúnico.


Em inglês: http://en.wikipedia.org/wiki/Runic_alphabet

Em espanhol: http://es.wikipedia.org/wiki/Alfabeto_r%C3%BAnico

——————————-

O gravado Ramsund (melhor chamado, “o gravado de Ramsundsberg“) é uma obra de arte de era-a vikinga sueca, decorada com desenhos e inscrições rúnicas nos estilo Pr 1. A diferença das runas típicas talhadas sobre pedras levantadas, o gravado em questão está feito sobre uma grande rocha erosionada na base de uma colina junto ao estreito de Ramsund, Suécia. Em Idioma sueco|sueco]] conhece-lho como “Ramsundsbergets ristningen” (“O gravado, ou talha, da colina de Ramsund”) e “Sigurdsristningen vid Ramsund” (“O gravado de Sigurd junto a Ramsund”). No catálogo de runas está classificada como “Södermanlands runinskrifter 101” (“Inscrição rúnica não. 101 da comarca de Södermanland“), ou simplesmente “Sö 101“. Considerada como uma das mais importantes peças de arte nórdico, se estima que data do ano 1040. A longitude do gravado é de 4,7 metros.

A rocha encontra-se a uns cinquenta metros do caminho que leva à granja de Sundbyholm na aldeia de Mora, parroquia de Jäder, entre Torshälla och Strängnäs, município de Eskilstuna (Södermanland), ao sudoeste de Estocolmo, Suécia, em um dos braços do lago Mälar.[1] [2] Ao redor da colina encontra-se, segundo o folclore local, o bosque de tenhas mais nórdico da Europa.

A rocha de Ramsund é uma dos telefonemas “pedras de Sigurd“, um conjunto de umas oito rochas com runas ou desenhos sobre a lenda de Sigurðr Sigmundarson Fáfnisbani (Sigurd, Filho de Sigmund, Verdugo do Dragão Fáfnir). Partes desta lenda aparecem na Edda Poética, a Edda Prosaica de Snorri Sturluson, a Saga dos Volsungos e o Cantar dos nibelungos, bem como no ciclo de óperas O anel do nibelungo de Richard Wagner. Nestas duas últimas obras Sigurðr em nórdico antigo corresponde ao herói Siegfried (“Sigfrido“), em Idioma alemão|alemão]].

Fonte: http://pt.wikilingue.com/es/Gravado_Ramsund

—————————————————-

Banco de dados de inscrições rúnicas:

http://es.wikipedia.org/wiki/Rundata

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: