Sobre e-learning + TI + capacitação + formação de líderes na maçonaria

Criamos uns posts sobre liderança, depois outros sobre planejamento estratégico, e agora começamos a comentar alguns tecnologia/softwares que recomendamos aos irmãos e para as lojas, por outro lado não adianta ficar separando esses posts. O fato é que todos estes assuntos estão interligados!

Por exemplo, sabemos que existem demanda por treinamento! Existe uma demanda reprimida por capacitação na formação sob diversos aspectos, não é só ritualistica, acreditamos que isso passa também pela gestão da loja.

Algumas lojas estão com necessidade de fazer caixa?
O treinamento interno pode ser uma saída para a formação do pessoal como também pode ser uma forma de aumentar o caixa para um fundo que os ir:. queiram!
Porque não? Afinal de contas fazer cursos de graça pode sair caro, significar uma perda de tempo e alguns não vão valorizar por que era de “graça”.


Que tal cursos de curta duração?
Ou cursos de formação específica e direcionada para assuntos que a loja acha que tem mais necessidades?
Ou que tal uma complementação de estudos?
Seria interessante montar um pequeno programa de treinamento com uma carga horária de workshops de 8 horas, aos sábados por exemplo e no final a emissão de certificados…. e o mais importante: coffee break!

O uso de programas de apoio como o Moodle[1] e diversos outros podem ajudar numa capacitação para os ir:. que estão viajando ou doentes, e para aqueles que querem manter contato com o professor após as aulas. É obvio que muitos xiitas vão se opor ao uso de novas tecnologias principalmente quando ela começa com a letra I, de “Internet”.
Imagine a cara dos irmãos xiitas ao escutarem uma proposta de capacitação usando o sisteam de EAD[2] Moodle? A capacitação não precisa ser especificamente sobre os assuntos da Ordem, mas pode tratar de outras coisas importantes como: administração, planejamento, finanças, projetos, liderança, etc.

É possível inclusive a implementação de vídeo conferências privadas com soluções opensource para que diversos assuntos possam ser discutidos entre ir:. de outroas potências que não estão no seu Estado, é só alguém tomar a iniciativa e começar a usar isso em loja em pequenos projetos. Outro ponto importante é a loja acordar para a necessidade de crescer, não adianta aquelas “chapas” ficarem clamando: “na minha gestão nós vamos modernizar, vamos mudar isso aqui” e a música fica igual.

É possivel a parcerias com instituições de ensino superior? SIM, e é isso o que elas querem!
Que tal uma especialização em filosofia ou administração?

É que a maioria das lojas não tem um “plano pedagógico” para a formação de líderes! Existem lojas que a coisa tá muito solta, do tipo, cada um por si Deus por todos. Ou seja, que tal os ir:. sentarem e proporem um plano de capacitação eles mesmos? Com disciplinas, carga horária, palestrantes, professores, certificados e tudo o mais que um curso deve ter.

Outra coisa interessante: Quantas lojas que você conhece tem bibliotecas próprias? Quantas lojas tem seu próprio projetor multimídia?

TFA

[1] EAD – Ensino à Distância
[2] Moodle – é um software gratuito (opensource) para EAD

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: