Reflexão para desenvolvimento

Para que o desenvolvimento dos poderes latentes do homem, o seu preparo para que as asas do seu espírito, que estão tolhidas e indóceis, sequiosas para alçar voo e alcançar o exterior do labirinto aconteçam, o caminho é cheio de armadilhas e requer um enorme esforço por parte de todos.

Há que se modificarem todas às suas estruturas de homem adormecido, mecânico, em homem sublimado, acima das coisas terrenas, a fim de que possa entrar em harmonia com o Grande Arquiteto do Universo. É Flamel, também, que desta: “Eu te asseguro que os que tomarem o sentido literal das palavras se encontrarão presos no labirinto de onde jamais se libertarão, pois eles não possuem o ‘fio de Ariadne’ que os conduz” ( A propósito do ser mitológico Dédalo).
Na Maçonaria, o neófito é aquele que se prepara para o renascimento ao entrar numa. Câmara em que assume a posição de um morto, que deixou de viver no mundo profano. No Egito, nos seus inúmeros templos em que se reuniram os sacerdotes iniciados, como por, exemplo o de Denderá ou mesmo a Grande Pirâmide, os candidatos à iniciação eram realmente colocados em túmulos durante certo tempo, é após passarem pelas provas iniciaticas, é que podiam ver a luz do sol, já renascidos para uma nova vida.
A semelhança entre as iniciações maçônicas atuais e as egípcias são fragrantes, no entanto, infelizmente, perdeu se na atualidade o sentido de sacralidade e responsabilidade que havia antigamente com relação aos escolhidos à iniciação. Mas este é um assunto que deixaremos à reflexão dos Irmãos, principalmente Mestres e  Instalados, para ater-nos ao tema que ora desenvolveremos, no sentido de resgatarmos nossos princípios.
Também, na Alquimia, há toda uma ideia de renascimento pela regeneração. O discípulo, em seu trabalho evolutivo, presidindo com a orientação da mente o domínio sobre a matéria, o duro labor da própria regeneração, a vitória de Mercúrio sobre Saturno. Atingindo a maioridade moral pelo raciocínio, tornando-se senhor e dominador de suas paixões humanas, enriquece seus atributos, sentimentos e pensamentos, transfigurando-os em palavras e obras. O Apostolo Paulo, ele próprio um Iniciado, sentenciou no Versículo 44 do capitulo 15, de sua primeira epistola aos Coríntios: “Semeia-se corpo animal, ressuscitará corpo espiritual. Se há corpo animal, há também corpo espiritual”.
Portanto quando da préposição de um candidato a qualquer cargo, vamos ajudar no seu despertar, fazendo-se o seu desenvolvimento de homem adormecido para um verdadeiro Maçom. E para que isto ocorra são necessários nossos esforços sem vaidade, , oportunismo, e sem malidecencia de seus atributos.

Feliz Pascoa aos Membros da ARLS Othelo Palma..lembrando-os que domingo é aniversario de nossa Loja

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: